Você certamente já ouviu falar desse termo, não ouviu?! Síndrome do Edifício Doente. Basicamente, em poucas palavras, o edifício doente é aquele que altera consideravelmente o quadro de saúde dos seus ocupantes.
Você já se sentiu mal ao adentrar em um estabelecimento ou permanecer nele por um tempo? Alergia, rinite, dermatite, ardências nos olhos, tosse, dor de cabeça? Pois é, se sua resposta foi sim, você provavelmente esteve em um “edifício doente”
Mas por que o ar condicionado está relacionado ao problema?
O ar condicionado não é o responsável unicamente ao falarmos de Síndrome do Edifício Doente, mas ele com certeza é um grande colaborador. A síndrome está presente em ambientes confinados, com pouca ou quase nenhuma renovação do ar, tornando esse ar desagradável e com acumulo de poluentes.
O ar condicionado é usado no intuito de tornar o clima dentro dos estabelecimentos mais agradável, passando por uma troca de ares (interno e externo), mantendo assim a temperatura relativa desejável.
Toda troca de ares passa por um filtro, e é ai que o ar condicionado pode ser vital para desenvolver ou EVITAR a síndrome! A eficiência dessa troca de ares é determinada pela qualidade em que se encontra o filtro e demais itens auxiliares do ar condicionado. Caso seja um ar condicionado que carece de atenção e manutenção, esse processo de filtragem apenas irá contribuir para o acumulo de poluentes e bactérias.
Conheça os sintomas mais comuns da síndrome do edifício doente
É sempre importante estarmos alerta aos principais sintomas para sabermos identificar se o edifício está doente.
- Dificuldade em respirar
- Dores articulares
- Dor de cabeça
- Coceira
- Irritação nos olhos, nariz e garganta
- Fadiga física e mental
- Infecção nas vias aéreas
- Náusea
- Rouquidão
- Tontura
- Tosse
- Sonolência
A manutenção preventiva
Mas e se o local em questão já se encontra doente ou se você busca uma medida preventiva para que nem nesse estado chegue? A medida mais eficaz é mais simples do que você esperava: realização de uma manutenção preventiva e periódicas em seus equipamentos de climatização.
A Ecology é especialista com manutenções preventivas e corretivas em sistemas de climatização, como os próprios ares condicionados. Além disso, emitimos um certificado de correção e prevenção, que é assinado pelo engenheiro que representa a empresa.
Saia ou fuja dessa Síndrome que está cada vez mais comum nos estabelecimentos comerciais do mundo todo!
Se quiser saber mais sobre nossos serviços preventivos, clique aqui